Painel de Encerramento “Pensar a Escola do Futuro”

Objetivos:

analisar e discutir o que são os princípios, as ações e as estratégias a seguir na construção dos espaços de aprendizagem do futuro, nomeadamente nos aspetos organizativos de tempo e espaço e na formação dos educadores e professores.

Participantes:

João Filipe Matos

João Filipe Matos (moderador)

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Cooordenador do E-learning Lab da Universidade de Lisboa, diretor do programa de doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges e do Projeto de Investigação ‘Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab’. Presidente do International Group for the Psychology of Mathematics Education. Lecionou em cursos de Pós-graduação nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau e foi diretor da Revista de Educação e autor de diversas publicações e intervenções em Portugal e no estrangeiro.

Albert Sangrá

Albert Sangrà

Formado pela Universidade de Barcelona, Open University, Harvard University, e Universidade Rovira i Virgili. Diretor Académico da Cátedra UNESCO de Educação e Tecnologia para o Cambio Social da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) onde é professor e pesquisador.  Sénior Fellow do European Distance and E-learning Network (EDEN). Ex-Diretor do Elearn Center da UOC. Autor de inúmeras obras e intervenções a nível nacional e internacional. Award for Excellence in eLearning 2015 pelo World Education Congress.

Ana Maria Bettencourt

Ana Maria Bettencourt

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Paris V – Sorbonne. Professora Coordenadora e Presidente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Assessora na área da educação da Casa Civil da Presidência da República. Presidente do Conselho Nacional de Educação, deputada da Assembleia da República, membro do Conselho do Bureau Internacional de l’Education- BIE- UNESCO. Atualmente é Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa, autora de diversas obras e intervenções no domínio da Educação em Portugal e no estrangeiro.

David Rodrigues

David Rodrigues

Presidente da Pró-Inclusão/Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Diretor da Revista Educação Inclusiva e membro do Centro de Investigação do IE/ULisboa. Professor de Educação Especial, doutorou-se em 1987 e agregou-se em 1999. Lecionou na Universidade Técnica de Lisboa e noutras universidades portuguesas e estrangeiras. Foi Professor Coordenador da ESE Jean Piaget e Professor Catedrático na Universidade Portucalense. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. Publicou 30 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação União Latina e é Conselheiro Nacional de Educação.

Nelson PrettoNelson Pretto

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia- Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, Licenciado em Física e Mestre em Educação. Membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007- 2010). Pesquisador visitante do Theory, Culture and Society Centre na Universidade Trent de Nottingham- Reino Unido (2008/2009) e do Centre for Cultural Studies de Goldsmiths College da Universidade de Londres (1998/1999).