Workshop 1
Título: Robots de programação – uma aprendizagem interdisciplinar através do pensamento computacional.

Data: 8 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala 22

Descrição do workshop:
A programação e o pensamento computacional que lhe está subjacente tem vindo a ser percebido como um factor estrutural no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
No mundo actual, saber programar é cada vez mais uma nova literacia, mas tão importante como o ensino da programação propriamente dita é a integração das técnicas e conceitos do pensamento computacional noutros contextos de aprendizagem, tais como línguas, matemática, ciência e arte.
Neste workshop propomos a utilização de robots de programação com capacidades técnicas e expressivas em contextos de aprendizagem estabelecendo uma ponte entre a tecnologia e as diversas áreas do conhecimento.
 
Formadores: Humberto Neves e Joaquim Chitas, Ardozia
 
N.º limite de participantes:  12 pessoas (2 por robot)
Requisitos: s/ requisitos técnicos
Workshop 2

Título: A nova geração de manuais digitais e suas múltiplas possibilidades de ensino!

Data:  8 setembro às 15h00  |  Local: FTE-lab

Breve descrição:

Neste workshop os participantes terão oportunidade de conhecer as potencialidades de uma nova geração de Manual digital, focando como exemplo o novo manual do Sistema Positivo de Ensino e experienciar alguns de seus recursos educativos por meio da vivência de práticas de ensino direcionadas aos professores que lecionam para o Ensino médio da Educação Básica/ Ensino Superior.

Serão experimentados recursos digitais que ajudam os professores no processo de inovação e integração curricular de novas tecnologias em suas práticas pedagógicas, e que ampliam possibilidades de ensino e aprendizagem na sala de aula.

Formadores: Arilson Sartorelli Ribas e Cassiano Novacki, Editora Positivo

N.º limite de participantes:  25 pessoas

Requisitos:

Será necessário trazer tablet com as seguintes características:

* sistema operacional Android, na versão 4.4, ou sistema operacional IOS, nas versões 8.0 e 9.0;

* ecrã/tela mínima de 10” (recomendável para uma melhor experiência de navegação);

* resolução mínima de 1024×768 pixels;

* 6 gigabytes de espaço livre para armazenamento do material de curso.

Workshop 3

Título:

Thinkercad: modelar e imprimir em 45 minutos!

Data: 8 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala 21

Breve Descrição:

O Tinkercad é um software que permite a modelação 3D, de forma fácil e intuitiva, através do recurso a um extenso repositório de modelos gratuitos que são partilhados entre os utilizadores.
Com esta formação, pretende-se que qualquer pessoa sem conhecimentos prévios de modelação 3D aprenda e fique familiarizado com as ferramentas base do Tinkercad.

Formador: Aurora Batista e Rita Lobo, BEEVERYCREATIVE

Nº limite de participantes:  20 pessoas

Requisitos:

Os participantes têm que trazer PC.

Workshop 4

Título: Scratch & Arduino

Data: 8 de setembro às 15 horas  | Local: Sala 5

Breve Descrição:

Este workshop tem como objetivo abordar a programação por blocos, juntando-lhe a placa de prototipagem eletrónica – arduino – e as suas principais aplicações e potencialidades em contexto educativo. A arduíno que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores.
Pretende-se ainda mostrar alguns projetos desenvolvidos recorrendo a esta tecnologia, idealizados e construídos por alunos e professores, incentivando à utilização da Arduino e à reciclagem de materiais.

Formador(es): Ana Gato e Fernanda Ledesma, ANPRI

Nº limite de participantes:  20 pessoas

Requisitos:

KiT de Arduino disponibilizado pela ANPRI

1 Computador por cada 2 participantes

Software para instalação antes do workshop: IDE do Arduino e Scratch for Arduino

Workshop 5

Título: Future Classroom Toolkit: uma caixa de ferramentas para Cenários de Aprendizagem

Data: 9 de setembro às 15 horas  | Local: Salas 21 e 22

Breve descrição:

Neste workshop os participantes terão oportunidade de explorar algumas ferramentas, orientações, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN), que permitem apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem em contexto educativo.

Serão experimentadas algumas ferramentas digitais que ajudam os professores no processo de inovação e que são úteis para as práticas pedagógicas em ambientes educativos inovadores.

Formadoras: Ana Paula Alves; Ana Margarida Medeiros; Emília Silva; Rosália Ribeiro; Sílvia Zuzarte; Sónia Barbosa

N.º limite de participantes: 50 pessoas (25 por sala)

Requisitos: Os participantes têm que trazer PC.

 Workshop 6

Titulo: Promethean: Quadros interativos e Active Classroom Assessment

Data: 9 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala FTE-lab

Breve Descrição:

Neste workshop irá ser apresentado as funcionalidades básicas associadas à utilização de Quadros interativos em sala de aula em conjugação com o sistema de criação de aulas interativas Classflow. Será igualmente explorada soluções de suporte à práticas de avaliação formativa em tempo real com recurso a tecnologia e ambientes online.

Formador: Hugo Dantas, Director de Vendas da Promethean em Portugal

Número máximo de participantes:  20 pessoas

Requisitos:

Cada participante deverá trazer um computador portátil, e previamente registar-se em www.classflow.com. Deverá também ir a www.prometheanplanet.com/pt, efetuar registo, e seguidamente ir a ‘Software > activinspire > transferir’ e proceder à instalação.
Relativamente à chave de ativação, a mesma será fornecida na formação mas após instalação o utilizador dispõe de 60 dias de trial.

 Workshop 7

Titulo:

Grave e partilhe vídeos de Alta Qualidade com Panopto VCMS (Video Content Management System)

Data: 09 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala 1

Breve Descrição:

Neste workshop poderá ficar a conhecer e testar a solução mais inovadora para a gravação de aulas e Flipped Classrooms que está a conquistar o mundo académico no mundo. Grave vídeos de alta qualidade em qualquer lugar e com qualquer equipamento.

Formador:  Hugo Cunha, PANOPTO

Número máximo de participantes:  30 pessoas

Requisitos: s/ requisitos técnicos

Workshop 8

Titulo: Cenários de aprendizagem com robótica educativa

Data: 9 de setembro às 15 horas  | Local: Sala 3

Breve Descrição:

Este workshop tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e constrangimentos da implementação de atividades com robots em contexto de sala de aula, bem como a sua articulação com os diferentes conteúdos.

– Exploração e montagem dos robôs e dos sensores;

– Programação dos sensores;

Formador: Carlos Almeida, Centro de Formação ANPRI

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Requisitos:

Kits de robots disponibilizados

1 Computador por cada 2 participantes

Software para instalação antes do workshop: EV3

Workshop 9

Titulo: Salas de aula do Futuro: o espaço conta?!

Data: 10 de setembro às 15 horas  |  Local: FTE-lab

Breve Descrição:

Pretende-se com este Workshop compreender melhor a importância do espaço no ecossistema educativo, de que forma é possível aumentar o compromisso do professor com o aluno e do aluno com a aprendizagem. Sendo uma potente arma de apoio a todo o processo é fundamental compreendê-la e saber como tirar o melhor partido do espaço que é colocado à disposição de todos.

Formadora: Teresa Vendeirinho, Steelcase

Número máximo de participantes: 20 pessoas

Requisitos: s/ requisitos técnicos

Workshop 10

Título: Thinkercad: modelar e imprimir em 45 minutos!

Data: 10 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala 21

Breve Descrição:

O Tinkercad é um software que permite a modelação 3D, de forma fácil e intuitiva, através do recurso a um extenso repositório de modelos gratuitos que são partilhados entre os utilizadores.
Com esta formação, pretende-se que qualquer pessoa sem conhecimentos prévios de modelação 3D aprenda e fique familiarizado com as ferramentas base do Tinkercad.

Formadores: Aurora Batista e Rita Lobo, BEEVERYCREATIVE

Nº limite de participantes: 20 pessoas

Requisitos:

Os participantes têm que trazer PC.

Workshop 11
Título: Robots de programação – uma aprendizagem interdisciplinar através do pensamento computacional
Data: 10 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala 22
Descrição do workshop:
A programação e o pensamento computacional que lhe está subjacente tem vindo a ser percebido como um factor estrutural no desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
No mundo actual, saber programar é cada vez mais uma nova literacia, mas tão importante como o ensino da programação propriamente dita é a integração das técnicas e conceitos do pensamento computacional noutros contextos de aprendizagem, tais como línguas, matemática, ciência e arte.
Neste workshop propomos a utilização de robots de programação com capacidades técnicas e expressivas em contextos de aprendizagem estabelecendo uma ponte entre a tecnologia e as diversas áreas do conhecimento.
 
Formadores: Humberto Neves e Joaquim Chitas, Ardozia
 
N.º limite de participantes:  12 pessoas (2 por robot)
Requisitos: s/ requisitos técnicos
Workshop 12

Titulo: Promover a comunicação dos alunos com APPs e tecnologias móveis

Data: 10 de setembro às 15 horas  | Local: Sala 3

Breve Descrição:

Neste workshop os participantes poderão seguir passo a passo uma sequência de atividades com diversas aplicações com vista a exemplificar um trabalho de projeto que leve os alunos a comunicar e a partilhar as suas próprias produções.

Formadora: Sílvia Roda Couvaneiro

Número máximo de participantes: 30 pessoas

 Requisitos:

iPad ou Tablet Android com as seguintes aplicações previamente instaladas: Tellagami, Adobe Spark Video, iMovie (iOS) ou editor de vídeo semelhante para Android), Aurasma.

 Workshop 13

Titulo: Transformar com Arduino (com a IDE do Arduino)

Data: 10 de setembro às 15 horas  |  Local: Sala 1

Breve Descrição:

A arduíno que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores. Esta placa é usada por artistas, designersmakers e pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software.

Partilhar alguns projetos desenvolvidos recorrendo a esta tecnologia, idealizados e construídos por alunos e professores, incentivando à utilização da Arduino e à reciclagem de materiais.

– Introdução ao controlador Arduino e respetiva IDE;

– Utilização e programação dos pinos digitais e analógicos;

– Controlo da porta Série.

Formador: Luís Dourado, Centro de Formação ANPRI

Número máximo de participantes:  20 pessoas

Requisitos:

KiT de Arduino disponibilizado pela ANPRI

1 Computador por cada 2 participantes

Software para instalação antes do workshop:

– IDE do Arduino