Workshop 1
Data: 8 de setembro às 15 horas | Local: Sala 22
Workshop 2
Título: A nova geração de manuais digitais e suas múltiplas possibilidades de ensino!
Data: 8 setembro às 15h00 | Local: FTE-lab
Breve descrição:
Neste workshop os participantes terão oportunidade de conhecer as potencialidades de uma nova geração de Manual digital, focando como exemplo o novo manual do Sistema Positivo de Ensino e experienciar alguns de seus recursos educativos por meio da vivência de práticas de ensino direcionadas aos professores que lecionam para o Ensino médio da Educação Básica/ Ensino Superior.
Serão experimentados recursos digitais que ajudam os professores no processo de inovação e integração curricular de novas tecnologias em suas práticas pedagógicas, e que ampliam possibilidades de ensino e aprendizagem na sala de aula.
Formadores: Arilson Sartorelli Ribas e Cassiano Novacki, Editora Positivo
N.º limite de participantes: 25 pessoas
Requisitos:
Será necessário trazer tablet com as seguintes características:
* sistema operacional Android, na versão 4.4, ou sistema operacional IOS, nas versões 8.0 e 9.0;
* ecrã/tela mínima de 10” (recomendável para uma melhor experiência de navegação);
* resolução mínima de 1024×768 pixels;
* 6 gigabytes de espaço livre para armazenamento do material de curso.
Workshop 3
Título:
Thinkercad: modelar e imprimir em 45 minutos!
Data: 8 de setembro às 15 horas | Local: Sala 21
Breve Descrição:
O Tinkercad é um software que permite a modelação 3D, de forma fácil e intuitiva, através do recurso a um extenso repositório de modelos gratuitos que são partilhados entre os utilizadores.
Com esta formação, pretende-se que qualquer pessoa sem conhecimentos prévios de modelação 3D aprenda e fique familiarizado com as ferramentas base do Tinkercad.
Formador: Aurora Batista e Rita Lobo, BEEVERYCREATIVE
Nº limite de participantes: 20 pessoas
Requisitos:
Os participantes têm que trazer PC.
Workshop 4
Título: Scratch & Arduino
Data: 8 de setembro às 15 horas | Local: Sala 5
Breve Descrição:
Este workshop tem como objetivo abordar a programação por blocos, juntando-lhe a placa de prototipagem eletrónica – arduino – e as suas principais aplicações e potencialidades em contexto educativo. A arduíno que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores.
Pretende-se ainda mostrar alguns projetos desenvolvidos recorrendo a esta tecnologia, idealizados e construídos por alunos e professores, incentivando à utilização da Arduino e à reciclagem de materiais.
Formador(es): Ana Gato e Fernanda Ledesma, ANPRI
Nº limite de participantes: 20 pessoas
Requisitos:
KiT de Arduino disponibilizado pela ANPRI
1 Computador por cada 2 participantes
Software para instalação antes do workshop: IDE do Arduino e Scratch for Arduino
Workshop 5
Título: Future Classroom Toolkit: uma caixa de ferramentas para Cenários de Aprendizagem
Data: 9 de setembro às 15 horas | Local: Salas 21 e 22
Breve descrição:
Neste workshop os participantes terão oportunidade de explorar algumas ferramentas, orientações, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN), que permitem apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem em contexto educativo.
Serão experimentadas algumas ferramentas digitais que ajudam os professores no processo de inovação e que são úteis para as práticas pedagógicas em ambientes educativos inovadores.
Formadoras: Ana Paula Alves; Ana Margarida Medeiros; Emília Silva; Rosália Ribeiro; Sílvia Zuzarte; Sónia Barbosa
N.º limite de participantes: 50 pessoas (25 por sala)
Requisitos: Os participantes têm que trazer PC.
Workshop 6
Titulo: Promethean: Quadros interativos e Active Classroom Assessment
Data: 9 de setembro às 15 horas | Local: Sala FTE-lab
Breve Descrição:
Neste workshop irá ser apresentado as funcionalidades básicas associadas à utilização de Quadros interativos em sala de aula em conjugação com o sistema de criação de aulas interativas Classflow. Será igualmente explorada soluções de suporte à práticas de avaliação formativa em tempo real com recurso a tecnologia e ambientes online.
Formador: Hugo Dantas, Director de Vendas da Promethean em Portugal
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Requisitos:
Cada participante deverá trazer um computador portátil, e previamente registar-se em www.classflow.com. Deverá também ir a www.prometheanplanet.com/pt, efetuar registo, e seguidamente ir a ‘Software > activinspire > transferir’ e proceder à instalação.
Relativamente à chave de ativação, a mesma será fornecida na formação mas após instalação o utilizador dispõe de 60 dias de trial.
Workshop 7
Titulo:
Grave e partilhe vídeos de Alta Qualidade com Panopto VCMS (Video Content Management System)
Data: 09 de setembro às 15 horas | Local: Sala 1
Breve Descrição:
Neste workshop poderá ficar a conhecer e testar a solução mais inovadora para a gravação de aulas e Flipped Classrooms que está a conquistar o mundo académico no mundo. Grave vídeos de alta qualidade em qualquer lugar e com qualquer equipamento.
Formador: Hugo Cunha, PANOPTO
Número máximo de participantes: 30 pessoas
Requisitos: s/ requisitos técnicos
Workshop 8
Titulo: Cenários de aprendizagem com robótica educativa
Data: 9 de setembro às 15 horas | Local: Sala 3
Breve Descrição:
Este workshop tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e constrangimentos da implementação de atividades com robots em contexto de sala de aula, bem como a sua articulação com os diferentes conteúdos.
– Exploração e montagem dos robôs e dos sensores;
– Programação dos sensores;
Formador: Carlos Almeida, Centro de Formação ANPRI
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Requisitos:
Kits de robots disponibilizados
1 Computador por cada 2 participantes
Software para instalação antes do workshop: EV3
Workshop 9
Titulo: Salas de aula do Futuro: o espaço conta?!
Data: 10 de setembro às 15 horas | Local: FTE-lab
Breve Descrição:
Pretende-se com este Workshop compreender melhor a importância do espaço no ecossistema educativo, de que forma é possível aumentar o compromisso do professor com o aluno e do aluno com a aprendizagem. Sendo uma potente arma de apoio a todo o processo é fundamental compreendê-la e saber como tirar o melhor partido do espaço que é colocado à disposição de todos.
Formadora: Teresa Vendeirinho, Steelcase
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Requisitos: s/ requisitos técnicos
Workshop 10
Título: Thinkercad: modelar e imprimir em 45 minutos!
Data: 10 de setembro às 15 horas | Local: Sala 21
Breve Descrição:
O Tinkercad é um software que permite a modelação 3D, de forma fácil e intuitiva, através do recurso a um extenso repositório de modelos gratuitos que são partilhados entre os utilizadores.
Com esta formação, pretende-se que qualquer pessoa sem conhecimentos prévios de modelação 3D aprenda e fique familiarizado com as ferramentas base do Tinkercad.
Formadores: Aurora Batista e Rita Lobo, BEEVERYCREATIVE
Nº limite de participantes: 20 pessoas
Requisitos:
Os participantes têm que trazer PC.
Workshop 11
Titulo: Promover a comunicação dos alunos com APPs e tecnologias móveis
Data: 10 de setembro às 15 horas | Local: Sala 3
Breve Descrição:
Neste workshop os participantes poderão seguir passo a passo uma sequência de atividades com diversas aplicações com vista a exemplificar um trabalho de projeto que leve os alunos a comunicar e a partilhar as suas próprias produções.
Formadora: Sílvia Roda Couvaneiro
Número máximo de participantes: 30 pessoas
Requisitos:
iPad ou Tablet Android com as seguintes aplicações previamente instaladas: Tellagami, Adobe Spark Video, iMovie (iOS) ou editor de vídeo semelhante para Android), Aurasma.
Workshop 13
Titulo: Transformar com Arduino (com a IDE do Arduino)
Data: 10 de setembro às 15 horas | Local: Sala 1
Breve Descrição:
A arduíno que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores. Esta placa é usada por artistas, designers, makers e pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software.
Partilhar alguns projetos desenvolvidos recorrendo a esta tecnologia, idealizados e construídos por alunos e professores, incentivando à utilização da Arduino e à reciclagem de materiais.
– Introdução ao controlador Arduino e respetiva IDE;
– Utilização e programação dos pinos digitais e analógicos;
– Controlo da porta Série.
Formador: Luís Dourado, Centro de Formação ANPRI
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Requisitos:
KiT de Arduino disponibilizado pela ANPRI
1 Computador por cada 2 participantes
Software para instalação antes do workshop: